Search
Close this search box.
Viajantes Procurando Morar Fora do Brasil

8 Dicas Infalíveis Para Morar Fora do Brasil Sendo Pobre

Table of Contents

8 Minutos de Leitura

Morar fora do Brasil para explorar novos lugares e conhecer outras culturas pode ser uma experiência absolutamente transformadora. 

Se você não tem dinheiro em mãos para financiar sua viagem, isso pode parecer uma façanha impossível e fora de alcance. No entanto, morar no exterior não precisa ser caro ou intimidador.

Morar Fora do Brasil Sendo Pobre

Quais as vantagens de morar fora do brasil?

Viver no exterior pode ser uma experiência emocionante e transformadora – não há nada como poder mergulhar em outra cultura e idioma diariamente. Se você está pensando em morar fora do Brasil, aqui estão 10 vantagens de morar no exterior que vão fazer você querer começar a planejar sua mudança hoje mesmo:

  • Conheça e experiencie outras culturas
  • Aprenda uma nova língua
  • Torne-se mais independente
  • Conheça novas pessoas
  • Aprenda a se adaptar
  • Mergulhe em algo novo
  • Viva uma aventura

E como morar fora do Brasil? As 8 dicas abaixo são infalíveis e ajudarão você a descobrir como se planejar e se mudar para o exterior.

Venda coisas que você não precisa

Viajar com muitas coisas pode ser um desafio, mas é ainda mais difícil se você estiver com orçamento limitado. Dependendo de como você fará sua viagem, às vezes será necessário investir pelo menos o valor da sua passagem.

Se você está com dificuldades financeiras e gostaria de viajar para o exterior, tente vender coisas que você não precisa ou deseja mais. Faça uma limpeza no seu guarda roupa ou considere alugar sua casa enquanto estiver fora. 

Quando o dinheiro estiver apertado, pensar criativamente sobre todos os seus recursos – e seu valor – pode ser extremamente útil para fazer seus planos se concretizarem. 

Torne-se um nômade digital

Uma das maneiras mais fáceis de se mudar para o exterior é conseguir um emprego que permita que você trabalhe remotamente. Por exemplo, algumas empresas contratam pessoas que podem viajar por alguns meses ou anos de cada vez. Outros contratam nômades que viajam de país em país a cada poucas semanas e até profissionais autônomos. 

Muitos países possuem custos de vida menores que o do Brasil, o que te permite viajar e conhecer outras culturas mesmo que você não tenha tantos recursos. Essas são opções legítimas, especialmente se você deseja morar no exterior, mas ainda não tem economias.

Seja voluntário

Há muitas boas razões para se voluntariar no exterior – não é apenas uma maneira de você viver no exterior com muito pouco dinheiro, mas também é uma oportunidade para você interagir com outras pessoas e fazer amizades. 

Se você tiver a oportunidade de ser voluntário no exterior, faça-o! Existem muitas organizações excelentes que podem ajudar a conectar você a oportunidades dentro e fora da sua área de trabalho. Algumas organizações ajudam nos custos de passagem, enquanto outras irão prover alimentação e hospedagem em troca do trabalho voluntário.

Embora viajar ou morar no exterior possa ser caro, usar seu conjunto de habilidades pode ser uma ótima maneira de sobreviver sem pagar muito.

Consiga um emprego no exterior

Uma ótima maneira de não apenas financiar sua mudança para o exterior, mas também construir experiência e conexões em seu novo país, é conseguir um emprego no exterior enquanto ainda está no Brasil. Pode parecer um desafio, mas não é impossível. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

  • Muitos países na Europa e América do Norte contratam profissionais internacionais em áreas de gerenciamento, tecnologia, marketing, design, entre outras. Para começar a se candidatar a vagas no exterior, comece trabalhando no seu CV e portfólio, leia mais sobre empregos em empresas internacionais e comece a aplicar para possíveis vagas de trabalho através de sites internacionais, como o LinkedIn, Google Jobs, Indeed, Glassdoor e Monster.
  • Pesquise empresas internacionais que tenham filiais ou oportunidades de trabalho no Brasil e envie seu currículo diretamente a elas.
  • Invista no desenvolvimento de suas habilidades e networking, participando de conferências, workshops e eventos relacionados à sua área de atuação.
  • Considere a possibilidade de se candidatar a programas de intercâmbio de trabalho, como o Work and Travel, que podem proporcionar experiências temporárias no exterior.
  • Se tudo mais falhar, publique anúncios online oferecendo seus serviços; muitos expatriados dizem que encontraram trabalho em seus novos países por meio de plataformas online como grupos no Facebook.

Consiga uma bolsa de estudos

Obter uma bolsa de estudos em outro país pode ser uma excelente maneira de financiar seus estudos no exterior. Existem várias opções disponíveis para brasileiros. Para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa, considere os seguintes passos:

  • Pesquise programas de bolsas de estudos oferecidos por universidades estrangeiras e organizações internacionais.
  • Aprimore seu currículo acadêmico e realize exames de proficiência em inglês, como o TOEFL ou IELTS, se necessário.
  • Destaque-se por meio de atividades extracurriculares, trabalho voluntário e experiências relevantes.
  • Considere cursos e recursos online, como Coursera e edX para melhorar sua candidatura. O Matheus Tomoto dá dicas sobre intercâmbios gratuitos e bolsas de estudos em seu canal do Youtube e oferece uma mentoria através da escola M60 para ajudar alunos a conseguirem bolsas de estudos no exterior.

Lembre-se de que tanto para bolsas de estudos quanto para empregos no exterior, a persistência e a preparação são fundamentais. Além disso, é importante estar ciente dos requisitos específicos de cada oportunidade e personalizar sua candidatura de acordo com as necessidades e expectativas do empregador ou instituição de ensino.

Seja uma Au Pair

Au Pairs são estrangeiras que moram em uma casa ou apartamento com famílias anfitriãs. Elas ajudam em casa com tarefas leves de cuidados infantis, como trocar fraldas, dar lanches para crianças ou preparar refeições. Elas também podem ser solicitadas a fazer recados, pegar mantimentos e levar as crianças para brincar. 

Vivendo com uma família em outro país, você poderá conhecer a cultura local, obter experiências profissionais no exterior e morar fora do Brasil sem gastar muito dinheiro. Além disso, você também ganha um pequeno salário durante sua estadia, o que te proporciona a viver novas experiências naquele país ou adicionar esse valor às suas economias.

Trabalhe em um Cruzeiro

Inscrever-se para trabalhar em um cruzeiro é uma ótima maneira de morar fora do Brasil e conhecer diversos países em um curto tempo. Os cruzeiros geralmente contratam trabalhadores de diferentes países para que você possa conhecer várias culturas de uma única vez.

Tenha em mente que o trabalho em navios de cruzeiro pode ser muito extenuante. Se você não gosta de velejar, também há empregos disponíveis em escritórios portuários – a maioria dos grandes navios tem agentes que gerenciam os funcionários enquanto estão no porto.

Ofereça aulas de Português

Talvez você não saiba, mas muitas pessoas têm interesse em aprender Português e Espanhol no exterior.

Ensinar línguas em outros países é uma ótima maneira de ganhar dinheiro, construir seu currículo, viajar e morar fora do Brasil. Ser pago para praticar suas habilidades linguísticas enquanto as compartilha com outras pessoas é uma vantagem para todos.

Você pode se mudar e anunciar seus serviços através de plataformas digitais como Fiverr, Upwork e Grupos de Facebook, ou procurar vagas de emprego como atendimento ao consumidor, vendas, produção de conteúdo e tradução. Se você achar arriscado se mudar sem uma proposta de emprego formalizada, experimente oferecer aulas online ainda morando no Brasil.

Aprenda a fazer dinheiro e trabalhar de onde você quiser para morar fora do Brasil

Trabalhar de casa pela Internet tem se tornado cada dia mais atrativo. Com o crescimento dos nômades digitais, muitas pessoas começaram a procurar formas de trabalho para que fosse possível viajar, morar no exterior e ter liberdade financeira e geográfica.

Uma das maneiras de ganhar dinheiro e trabalhar de onde você quiser é aprender ferramentas específicas que te possibilitem ser contratado por empresas internacionais ou iniciar uma carreira de profissional freelancer.

Mas se você não conhecer essas ferramentas, como começar? Esteja você procurando trabalhar em casa ou apenas complementar sua renda, nós te apresentamos abaixo um treinamento completo sobre como criar o seu negócio online.

O melhor de tudo é que você pode parcelar o treinamento em 12x com custo muito baixo e ainda possui 7 dias de garantia para experimentar sem risco nenhum.

Se você deseja construir um negócio online, inscreva-se aqui.

Qual país brasileiros podem morar sem visto?

Na América Latina é possível morar em visto em diversos países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Já na Europa, incluindo Portugal, brasileiros poderão permanecer por um tempo limite e após isso precisam de visto para residência permanente.

Qual o melhor lugar para se morar fora do Brasil?

Diversos sites apontam a Irlanda como um país excelente para brasileiros morarem. É um país aberto, com excelentes oportunidades de emprego para quem fala Inglês e ótima qualidade de vida.

Morar no exterior é para todo mundo?

Sim! Qualquer pessoa pode morar fora do Brasil. Algumas pessoas terão que se preparar por mais tempo do que outras, porém não há nenhuma razão para que alguém não consiga morar no exterior.

O que você achou desse post? Deixe um comentário abaixo:

Share the Post:

Related Posts

Fique por dentro! Inscreva-se na nossa Newsletter para receber novos posts, dicas e atualizações.